Os trabalhos do
Murakami estão cheios de influências de arte tradicional japonesa, que estudou na Universidade de Belas Arte e Música de Tokio, da cultura pop do séc XX, manga, anime com uma explosão de padrões com cores brilhantes e poderosas.


O seu método de trabalho é uma fusão entre arte e o computador levaram-no a um estilo que rejeita completamente a ilusão de profundidade e perspectiva, chamou-lhe Superflat, que não é um estilo novo, já tinha sido explorado por
Andy Warhol - é considerado como um Andy Warhol (não curto este tipo de comparações) - mas Murakami leva o conceito um pouco mais longe, ele relaciona o Superflat com a tecnologia que existe hoje em dia (PDAs, painés digitais, plasmas etc..). Uma grande colecção dos seus trabalhos, com o nome de Superflat, esteve no
Guggenheim em Bilbao até há pouco tempo (31 Maio 2009), antes disso a sua colecção esteve também no
MOCA na California e no
Museu de Brooklyn em NY.




Os seus trabalhos celebram o comércio, para ele a sua arte é mais criar objectos para venda do que para serem exposto num galeria, aplica os seus trabalhos a uma série de objectos de uso no quotidiano, ténis, malas, CDs, porta-chaves, t-shirts, peluches, posters, etc.

Em Setembro uma escultura sua de mais de 7 metros (um dos seus personagens mais conhecidos) - Mr. Pointy - esteve exporsta em NY no Centro Rockeffeller, as malas Vuitton desenhadas por ele tornaram-se as mais vendidas da marca (e são L-I-N-D-A-S)
que opera a partir dum campus conhecido por Hiropon Factory perto de Tokio e também em Brooklyn