Valsa com Bashir
Oi sistas!
Vi esta animação este fim de semana e acho que está linda, apesar da violência do tema.
Especial atenção a tudo, também à banda sonora!
http://waltzwithbashir.com/Waltz with Bashir de Ari Folman é uma narrativa na primeira pessoa, em forma de documentário, dos massacres ocorridos em Beirute, Líbano, levada a cabo por um grupo de soldados cristãos israelitas, o qual Ari Folman (realizador e protagonista) integrava. Os massacres foram cometidos de forma bárbara, matando milhares de palestinos civis e fazendo com que inúmeros soldados de Israel quisessem forçosamente esquecer o sucedido. Uma das nódoas da história do século XX, contada, testemunhada, por um “filho de Israel” como se de uma confissão se tratasse.
Waltz with Bashir tem o mérito de não escolher lados, de não encaminhar o espectador para o culpado e de não sensacionalizar o sucedido. O que o documentário consegue fazer é lançar um apelo ao fim de um confronto que parece ser rotina nos telejornais.
Em Waltz with Bashir não existe tempo para julgamentos. A animação é talvez das mais vivas e artísticas do novo milénio, a sua narrativa é um dos grandes exemplos de que o cinema se encontra em movimento e sempre em evolução.
O Bashir do título é referente a Bashir Gemayel, um comandante das forças milícias falangistas que subiu à presidência do Líbano e cujo assassinato foi catalisador dos massacres representados no filme. O título inteiro é uma referência a uma cena do filme que exibe um soldado israelita a “enfrentar” a morte, disparando sobre o inimigo em terreno aberto. Para evitar as balas dos palestinos, movimenta-se numa dança, uma valsa. Bashir deve-se ao enorme cartaz que se encontrava no momento da sequência.
Beijos!
Belasista
Marcadores: animação, BelaSista, filmes
escrito por Bambi às 4/27/2009 06:32:00 PM

1 Comente:
-
Bambi disse...
-
Já tinha ouvido falar deste filme!!!! Mas ainda não tinha visto nada, está realmente muito bom, gostava de o ver num cinema!!!
- 10:53 AM
<< Voltar